| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

La chanson française compilé par Marcio C

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

 

http://rapidshare.de/files/39982660/mixtape-chanson.rar.html

 

A primeira coisa que se nota nesta coletânea é : "como pode uma compilação de chanson française com um quarto das músicas cantadas em inglês?". Uma primeira explicação seria: podemos definir chanson française como sendo músicas compostas ou interpretadas por artistas franceses ou de lingua francesa, neste caso todo mundo desta lista se enquadra. mas a explicação mais coerente diz que, ao contrario dos clichês, o pop francês é aberto para o mundo e sempre foi internacional, sempre influenciando e sendo influenciado por diversas vertentes e se mimetizando no pop anglófono sem pudores. A enorme abrangência do estilo não pode ser resumida em 24 canções, a unica saída encontrada foi o meu gosto pessoal e idiossincrático, o único elemento em comum entre as músicas é a minha história pessoal com elas. Uma grande  parte delas não entraria nem em uma nota de rodapé da Historia(com H maiúsculo) do pop francês e serão facilmente esquecidas. Não sou especialista no assunto, nem estudioso, mas me atrevo a dividir em 7 capítulos arbitrários essa longa história.

 

Partie I   - Le Yéyé

 

France Gall - Poupée De Cire, Poupée De Son

Michel Polnareff - La Poupée Qui Fait Non

Brigitte Bardot - Harley Davidson

Françoise Hardy - Tous Les Garçons Et Les Filles

 

Começando com o Yéyé, a jovem guarda francesa no frescor dos anos 60.

 

Partie II  - Serge

 

Serge Gainsbourg - Bonnie And Clyde

Serge Gainsbourg - Initials B.B.

Serge Gainsbourg - Ballade De Melody Nelson

Serge Gainsbourg - Yesterday Yes a Day

Serge Gainsbourg - Je Suis Venu Te Dire Que Je M'en Vais

 

Serge Gainsbourg merece um capítulo inteiro, Serge é o meu Bob Dylan pessoal, aprendi os mistérios da língua francesa com ele, coleciono versões de "Je t'aime moi non plus", que foi a primeira música que ouvi e me apaixonei quando criança. Ele é O grande mestre e apenas 5 músicas foi pouco.

 

Partie III - Les Actrices

 

Jeanne Moreau - Le Tourbillon

Jeanne Balibar - These Days

Julie Delpy - A Waltz For A Night

Natacha Régnier & Yann Tiersen - L'echec

 

Na terceira parte registrei um costume típico: atrizes que cantam, milhões delas lançam discos todos os anos, a maior parte são esquecidas, poucas mudam de métier, essas 4 representam o costume de maneira discreta, com direito a um dueto entre a belga Natacha e o breton Yann Tiersen.

 

Partie IV  - Le Belge Et Le Breton

 

Jacques Brel - Le Moribond

Yann Tiersen - Rue Des Cascades

Yann Tiersen & Neil Hannon - Les Jours Tristes

 

E por falar em belgas e bretons, um capítulo com o maior de todos os belgas, o magnífico Jacques Brel num momento inspirado de humor e de lirismo ("é triste morrer na primavera"). Yann Tiersen é um caso à parte, consegue ser um compositor espetacular e catalizar talentos vindos de todos os lados, principalmente do mundo anglófono, como nesta parceria com o Neil Hannon.

 

 

Partie V   - Les Duos

 

Dani & Étienne Daho - Comme Un Boomerang

Jane Birkin & Mickey 3D - Je M'appelle Jane

 

Outro costume adorável do pop francês são os duetos, Gainsbourg e Lee Hazlewood, cada um de um lado do oceano, elevaram o formato ao status de grande arte nos anos 60, escolhi neste capítulo 2 cantoras dos anos 60 renovando o estilo com cantores contemporâneos.

 

 

Partie VI  - Les Filles Préférées

 

Barbara - Göttingen

Barbara Carlotti - Cannes

Charlotte Gainsbourg - The Songs That We Sing

Chiara Mastroianni & Benjamin Biolay - La Ballade Du Mois De Juin

 

Desde o yéyé até hoje o charme da chanson française são essas cantoras deliciosas, ora efêmeras, ora definitivas. Escolhi uma cantora fundamental nesta história, Barbara e 3 novatas, uma delas em duo (de novo) com seu marido.

 

Partie VII - Si Tu Disais

 

Benjamin Biolay - Si Tu Disais

Françoiz Breut - Si Tu Disais

 

E pra terminar uma canção predileta da casa em duas versões: uma feminina (a original) e outra masculina, na voz do genial Benjamin Biolay.

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.