| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

New Weird America por Klaus

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 5 months ago

 

 

Os pais do gênero são o pessoal do Folk Psicodélico dos anos setenta.. Donovan, Vashti Bunyan, Fairport Convention, etc.. Ou melhor, pergunta pra Lilian, vai..

 
Nasceu no início do segundo quarto dá década de 00, influenciado por bandas como essas citadas acima, e também pelo "comeback hippie" que aconteceu nessa mesma época. Veículo crucial para a propagação do gênero foi a revista hipster baseada em Los Angeles, Arthur. Essa que, no início de 2004, convidou um dos principais personagens do movimento, Devendra Banhart, para curar uma compilação baseada em músicas do mesmo estilo que o que ele tocava, que seria depois batizado de New Weird America (também chamado de Freak-Folk).
 
 
Faixa a Faixa:
 
Devendra Banhart & Vashti Bunyan - Rejoicing In The Hands
Entonces, na verdade a Messias do New Weird America é a inglesa Vashti Bunyan, nada melhor do que iniciar a coletânea com uma colaboração entre ela e o Devendra Banhart. 
 
The North Sea - Gathered Around The Campfire
O The North Sea é o projeto solo do chefão da Digitalis (gravadora fodona voltada pro Psych Folk, Psych Rock, Drone e Experimentalismos em geral), é fudido, um dos lances que pouca gente conhece e eu gosto pra caralho, por isso que eu coloquei na coleta.
 
Vetiver - Amour Fou
Ah, Vetiver é foda. Sem mais. Rola a participação do Devendrinha também.
 
MV & EE With The Bummer Road - East Mountain Joint
Esses aí lançam uns 4 discos por ano, também com uma banda de apoio chamada Golden Road (que tem o J Mascis na batera, go figure).. O Bummer Road é mais folky. Faixinha absurda, essa.
 
Devendra Banhart - At The Hop
Podem falar o que quiser, mas esse aí eu acho FODA. E At The Hop é a melhor faixa do cara.
 
Six Organs Of Admittance - Bless Your Blood
Porrada na cabeça, rolam uns drones, um lancezinho mais complexo. Essa é do nono disco da banda, uma das mais influentes do gênero. Esse disco, o Sun Awakens (2006) tem uma das músicas mais fodas ever, Rivers of Transfiguration, infelizmente não rolou de por na coleta pelos seus 23 minutos de duração.
 
Joanna Newsom - Bridges And Baloons
Outro clássico do movimento é a Joanna Newsom, completamente única, tanto em sua voz e em seu instrumento, a harpa. Foi descoberta tocando-a em casamentos, não lembro se foi pelo Devendra ou pelo Will Oldham. Mas anyways... Geniazinha.
 
Akron/Family - Before And Again
Apesar de eu curtir mais o disco Love Is Simple, de 2007, foi esse primeiro disco dos caras que eu primeiro ouvi de freak folk depois dos de Devendra Banhart, Joanna Newsom e Animal Collective, e por causa do Akron/Family que na verdade, eu comecei a pesquisar e me interessar mais por outros artistas do gênero. Aliás.. Esse disco tem uma capa....
 
The Dodos - Red And Purple
Uma das faixas mais fodidas do ano passado. Um dos grandes nomes do "Novo New Weird America".
 
Animal Collective - Leaf House
Primeira faixa do ótimo Sung Tongs, dos gênios. O disco mais freak folk deles.
 
Mi and L'Au - Philosopher
Tá.. eles são finlandeses e moram na França.. Mas não impede de constarem na compilação porque eles são muito fodas, puta musica linda.
 
CocoRosie - By Your Side
Dupla formada pelas irmãs Sierra e Bianca Cassidy, o primeiro disco delas seria inicialmente lançado em apenas 300 cópias pra amigos, daí caiu nas mãos da finada(?) Touch And Go e foi aquele Boom. Curto muito, rolam aqueles barulhinhos fodões.
 
White Magic - The Light
Essa é menina é doidona, descobri numa revista da minha irmã, eu acho. Uma V, revista hipster pra caralho, daí fui baixar e me apaixonei. O EP Through The Sun Door e o disco Dat Rosa Mel Apibus são os trabalhos recomendados.
 
Castanets - No Light To Be Found
Um cara com o nome Raymond Raposa não pode estar errado. Essa é do primeiro disco do Castanets, Cathedral. O meu preferido.
Espers - Dead Queen
O Espers é outra banda que é referência do estilo, alguns dos músicos já trabalharam com Devendra e Vashti Bunyan, entre outros. II é o terceiro disco da banda, segundo de inéditas, e é indispensável na coleção de qualquer um que curta o gênero.
Wooden Wand & The Vanishing Voice - Paper Trail Blues
Ah, o Wooden Wand...
O Wooden Wand é uma banda daquelas que tem, sei lá, 8 anos de existencia e uns 60 lançamentos. Se dizem um culto, onde o vocalista, Hassara, se auto-proclama Wooden Wand Jeovah. Nessa faixa ele conta uma das parábolas de Jesus. Ouve e chora.
Angels Of Light - Michaels White Hands
Banda formada pelo dono do selo Young God, referência quando o assunto é Freak-Folk/New Weird America
 
Yeasayer - 2080
Juntamente com o The Dodos são provenientes da nova onda do estilo, incorporando alguns outros elementos ao mesmo, como samples e synths.
 
Au - Boute 
Um dos grandes discos de 2007 foi o segundo disco dessa banda, formada pelo multi-instrumentista Luke Wyland e uma banda itinerante, contando com membros de bandas como Parenthical Girls e
Jackie-o-Motherfucker. Boute tem um clima de Banshee Beat do AC, mas totalmente orgânica. Fechando absurdamente a coleta.
 
--------------------------------
 
---------------------------------
obs.
- não coloquei nenhuma banda de "novo psychedelic rock" pra deixar pro pessoal fazer uma dessas.

- muitos não consideram Yeasayer e Dodos como bandas de New Weird America, eu sei. Mas eu considero e acho muito foda, entao beijos. 

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.