| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Peru do Bruno

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 5 months ago

Peru do Bruno

 

do natal, o primeiro que assei (aliás, meu primeiro assado -- vegetais não incluídos).

 

não era fã de aves, e achava peru seco demais. o problema na verdade não era o animal, mas o preparo. ficou do caralho. no dia seguinte, ia rolar enterro dos ossos aqui, mas ainda bem que só uma pessoa apareceu. as sobras da noite anterior não seriam suficientes para alimentar uma cabeçada.

 

bem, vai a minha receita:

 

na antevéspera, descongele o peru, descendo ele do freezer para a geladeira. de véspera, limpe o peru -- mas é para limpar bem, tirar toda aquela água suja que a sadia diz que é tempero, depois dar um banho de água corrente e esfregar o bichinho com muito sumo de limão, até tirar o amarelado encardido com o qual ele vem de fábrica.

 

limpeza feita, o tempero. misturar vinho branco (meia meia-garrafa, reservar a outra metade) com muito alho amassado e muita pimenta do reino e sal. fazer furos em todo o peru com uma faca (não a ponto de destroça-lo). esfregar a mistura nele (lembrando de regar dentro) -- dentro de uma travessa, lógico -- e colocar tudo dentro de um saco plástico, antes de deixar o peru 24 horas na geladeira. nesse ponto, como se estivesse embalsamando um cadaver, não preparando o jantar do dia seguinte.

 

no dia do preparo (por volta de 6 horas antes de servir), tirar da geladeira passar margarina por todo o bicho, em cada centimetro (esse é o procedimento no1 para evitar que ele resseque).

 

o molho.

 

inventei o molho na hora, mas não tem muito erro se você usa o bom senso na hora de preparar um assado. o que fiz foi pegar a polpa de dois maracujás,  mel (não muito, umas 4 colheres de sopa), um pouco de sal e o resto do vinho (tb coloquei um tantinho de curry, que poderia colocar tudo a perder, mas ficou quase imperceptível). misturar tudo bem e regar o peru com essa nova mistura. cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio-alto por aproximadamente duas horas.

a essa altura, ele já estará cozido. mas essa é só metade do caminho.

 

o segredo de qualquer bom assado é regá-lo constantemente. uma vez retirado o papel alumínio, abaixar um pouco o fogo e regar o peru a cada dez minutos com caldo qeu fica no fundo da travessa. uma dica é não se esquecer do caldo da parte que fica no fundo do forno (ele vai ficando mais concentrado, e mais delicioso). continuando nesse processo até que ele esteja com a cara bem bonita.

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.